4.º Ano


4ºC - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos



































Professoras: Alice Portelada e Júlia Conde



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4ºC - Ciclo da água



















































Professoras: Júlia Conde e Alice Portelada



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4ºD - Vasos comunicantes











Professor: Bruno Gomes



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4ºC - Circuitos elétricos















































Professora: Alice Portelada



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4ºB - Vasos comunicantes































Professora: Conceição Veloso



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4ºB - Dissolução







































Professora: Conceição Veloso



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4ºB - Dilatação































Professora: Conceição Veloso



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4ºA - Vasos comunicantes



































Professora: Leonor Valdemar



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4ºA - Dissolução



















Professora: Leonor Valdemar



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4ºA - Ciclo da Água





























Professora: Leonor Valdemar



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4ºB - Ciclo da Água







































Professora: Conceição Veloso


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4ºB - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos






























Professora: Conceição Veloso


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4ºA - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos



























Professora: Leonor Valdemar



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4ºD - Flutuação

































Professor: Bruno Alexandre Gomes




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4ºB - Flutuação












































Professora: Conceição Veloso



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4ºA - Flutuação


























Professora: Adília Leonor Valdemar



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4ºC - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança






































Professora Alice Portelada


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4ºB - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança



























Professora: Conceição Veloso


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4ºA - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança




















Professora: Leonor Barbosa





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                     _____ 2022-2023 _____                            

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4ºB - Princípio dos vasos comunicantes

























Professoras: Olímpia Melo e Natália salsas



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4ºA - Como se comportam os materiais líquidos quanto à forma e ao volume

























Professoras: Sandra Marranas e Júlia Conde

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4ºA - Como se comportam diferentes líquidos quando se juntam no mesmo recipiente?

























Professoras: Sandra Marranas e Júlia Conde

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4ºA - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos





















Professoras: Sandra Marranas e Júlia Conde

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4ºA - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança - A eletricidade circula























































Técnicos do CCVB/Professoras: Sandra Marranas e Júlia Conde

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4ºB -Será que os materiais se comportam da mesma maneira quando arrefecidos?













































Professoras: Olímpia Melo e Natália Salsas
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4ºB - Será que os materiais líquidos se comportam como os materiais sólidos?






























Professoras: Olímpia Melo e Natália Salsas
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4ºB - Os efeitos da temperatura sobre a água















Professoras: Olímpia Melo e Natália Salsas
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4ºB - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança
- A eletricidade circula

































































Professoras: Olímpia Melo e Natália Salsas
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4ºC - Materiais sólidos, líquidos e gasosos






































Professoras: Lídia Afonso e Silvina Pinto

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4ºC - O efeito da temperatura sobre os materiais
















































Professoras: Lídia Afonso e Silvina Pinto

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4ºC - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança - Luz




















































Técnicos de CCVB/Professoras: Lídia Afonso e Silvina Pinto



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4ºB - Como se comportam líquidos quando se juntam num mesmo recipiente? A ordem da adição influenciará a flutuação?
















































Professoras: Olímpia Melo e Natália Salsas



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4ºB - Como distinguir materiais líquidos de materiais sólidos?


































Professoras: Olímpia Melo e Natália Salsas


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4ºC - Como se comportam diferentes líquidos quando se juntam num mesmo recipiente?A ordem de adição influenciará a flutuação?



Há diversas situações onde se verifica o contacto de diferentes líquidos. É o caso dos derrames de petróleo no mar, ficando o petróleo derramado a flutuar na superfície da água salgada





























Professoras: Lídia Afonso e Silvina Pinto



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4ºC - Como distinguir os materiais sólidos dos materiais líquidos


Material: 




• Frascos de vidro transparentes etiquetados, contendo diferentes substâncias (azeite, leite, manteiga, álcool etílico, sal, mel…); conta-gotas; termómetro.






































Professoras: Lídia Afonso e Silvina Pinto




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4ºD - Juntar diferentes líquidos




















Professoras: Deolinda Ferreira e Luz Torre

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4ºD - Distinguir materiais sólidos de materiais líquidos



















Professoras: Deolinda Ferreira e Luz Torre



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                     _____ 2020-2021 _____                            

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4ºD - Água




























Professora: Elsa Santos



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Atividades com o Centro de Ciência Viva de Bragança, no âmbito da Medida 


PROMOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS

Circuitos elétricos

4º A, B, C e D



















































Professoras: Celeste Nogueira/Natália Salsas; Elisa Guimarães/Paulo Martins; Agostinha Pires/Jacinta Monteiro; Elsa Santos

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4º A - Distinguir materiais sólidos de materiais líquidos















































Professoras: Celeste Nogueira e Natália Salsas


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4º A - Efeitos da temperatura sobre a água




























Professoras: Natália Salsas e Celeste Nogueira

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4º C - Juntar diferentes líquidos















Professoras: Agostinha Pires e Jacinta Monteiro


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4º C - Será que os materiais se comportam da mesma forma quando aquecidos?




















Professoras: Agostinha Pires e Jacinta Monteiro


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4º B - Solidificação























Professora: Elisa Guimarães/Paulo Martins



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4º B - Evaporação






































Professora: Elisa Guimarães/Paulo Martins






                   _____ 2020-2021 _____                            

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Experimento e Aprendo

Atividade do PAA dos 3º e 4º anos - 27 e 28 de fevereiro de 2020






Colaboração do Centro de Ciência Viva de Bragança

Projeto “Promoção das competências científicas e tecnológicas”

Dois dias de atividades formais e informais para ambos os anos, promovidas pelo CCVB e pelos professores titulares de turma;
 cada professor de 3º e 4º ano preparou também uma experiência (do Programa do 1º C.E.B.) e foi trabalhada em todas as turmas desse ano.


Como atividade formal para todas as turmas de 4º ano, o CCVB preparou a experiência:



Eletricidade

































4º A - Estados da água














Professoras: Goreti Dias e Silvina Pinto





4º B - Dilatação
















Professoras: Margarida Rodrigues e Lurdes Falcão



4º C - A influência do ar e a propagação do som












Professoras: Arminda Cabeceiro e Felisbina Pires





4º C - Comportamentos dos materiais quando aquecidos ou arrefecidos
















Professoras: Arminda Cabeceiro e Felisbina Pires





4º D - Distinguir materiais sólidos de líquidos




















Professoras: Luz Torres e Susana Justo




4º E - Vasos Comunicantes













Professoras: Elisabete Lobo e Prudência Rodrigues



Como atividades informais para todas as turmas de 4º anos, o CCVB preparou as experiências:



Equilíbrio














Erro de visão














Foguetes explosivos



















Insetos

















Labirinto elétrico




























Lupa

















Robótica






























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Apresentação dos materiais de um dos Laboratórios disponíveis para a medida
"Experimentar para aprender a aprender para experimentar"

Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros - Bloco A - 1º C.E.B.

Com a colaboração da equipa do

Projeto Piloto “Prevenir para Melhorar Macedo de Cavaleiros”














































































Com a participação de todos os professores Titulares de Turma, Coordenadora de Departamento do 1º C.E.B. e professores com horário de coordenação de Escolas







4º C- Luz, sombras e imagens
























Professora: Paula Trovisco

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4º B - Luz, sombras e imagens


































Professora: Susana Justo


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4º C - Vasos comunicantes























Professoras: Silvina Pinto e Paula Tovisco

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4º B - Será que materiais diferentes se misturam do mesmo modo na água?





























Professora: Susana Justo


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4º D - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos











































Professora: Goreti Eugénio




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4º D - Luz, sombras e imagem











































Professora: Goreti Eugénio

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4º B - Vasos comunicantes








































Professora: Susana Justo


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4º D - Vasos comunicantes




























Professora: Silvina Pinto


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4º C - Como distinguir materiais sólidos de líquidos




















Professora: Paula Trovisco

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4º D - Dissolução




























Professora: Goreti Eugénio


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4º B - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos



















Professora: Susana Justo


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4º D - Flutuação























Professora: Goreti Eugénio


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4º B - Factores que influenciam o comportamento dos objetos na água



































Professora: Susana Justo



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4º C - Dissolução










Professoras: Paula Trovisco e Gilberta Dias


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4º C - Solidificação

















Professoras: Jacinta Monteiro e Paula Trovisco

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4º C - Será que todos os materiais se comportam da mesma forma quando aquecidos?















Professoras:Paula Trovisco e Jacinta Monteiro


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4º B - Será que todos os materiais se comportam da mesma forma quando aquecidos?





















Professora: Susana Justo



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4º B - Estados da água


















Professora: Susana Justo


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4º A - Será que todos os materiais se comportam da mesma maneira quando aquecidos?















Professoras: Gilberta Dias e Fernanda Lameiras


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 4º D - Será que todos os materiais se comportam da mesma maneira quando aquecidos?





























Professora: Goreti Eugénio



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4º A - Identificar diferentes estados da água


























Professoras: Gilberta Dias e Fernanda Lameiras



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4º D - Identificar diferentes estados da água































Professora: Goreti Eugénio



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Participação das turmas de 4º ano no 

DIA ABERTO DA FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA

22/01/2019

Circuito elétrico









Vulcão













Submarino















Ossos moles







Mensagem secreta








Pega monstros














Pigmentação da clorofila/cravos coloridos





Extração de DNA




Impressão digital





Observação de células

















Observação de organismos












Ovos dentro de garrafa e ovos coloridos








Permeabilidade










Torre colorida







Tinta invisível







Sensibilidade da pele







Qual o ovo cozido?












O ovo dentro da garrafa




Imagens de: Bernardete Pedro, Goreti Eugénio e Sandra Vaz






2º Período 2018-2019












4.º A - Flutuação

















Professora: Olímpia Melo e Fernanda Lameiras


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4.º E - Flutuação e vasos comunicantes


        - Factores que influenciam o comportamento de um objeto na água;
        - Vasos comunicantes.





 





















Professoras: Goreti Eugénio, Júlia Conde e Raquel Moreno 


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4.º A - Será que todos os materiais se comportam da mesma forma quando aquecidos?















Professoras: Fernanda Lameiras e Olímpia Melo

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4.º A - A solidificação da água quando nela se dissolvem outras substâncias


- Quando se dissolve sal ou álcool em água, o tempo de congelação da mistura será igual, maior ou menor do que o da água?

- A temperatura influencia o estado físico dos materiais?





















Professoras: Olímpia Melo e Fernanda Lameiras   



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4.º B - Como distinguir os materiais sólidos dos líquidos


- Será que todos os materiais se comportam da mesma forma quando aquecidos?

























Professoras: Manuela Gonçalves e Elisabete Silva


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4.º C - Como distinguir os materiais sólidos dos líquidos
















Professoras: Sandra Dias e Prudência Rodrigues


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4.º D - Identificar materiais sólidos e materiais líquidos




















Professoras: Felisbina Pires e Lídia Afonso


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4.º D - Como se comportam os materiais 
























Professoras : Lídia Afonso e Felisbina Pires


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4.º C - Como se comportam os materiais quando aquecidos











Professoras: Prudência Rodrigues e Sandra Dias





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4.º E -Identificar diferentes estados da água

- Explorar factores que influenciam o tempo de fusão do gelo




















Professoras: Raquel Moreno e Goreti Eugénio



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4.º E - Luz, sombras e imagem






































Professoras: Goreti Eugénio e Raquel Moreno


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4.º E - Dissolução






























Professoras: Goreti Eugénio e Raquel Moreno



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4.º E - Ciclo da água


































Professoras: Goreti Eugénio e Raquel Moreno



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4.º D - Vasos comunicantes














Professoras : Lídia Afonso e Felisbina Pires



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4.º C - Vasos comunicantes














Professoras: Sandra Dias e Prudência Rodrigues



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4.º B - Vasos comunicantes





















Professoras: Elisabete Lobo e Manuela Gonçalves




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4.º A - Fatores que influenciam o tempo de dissolução de um material




































Professoras: Olímpia Melo e Fernanda Lameiras




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4.º A - Vasos comunicantes

































Professoras : Olímpia Melo e Fernanda Lameiras



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4.º D - Circuito elétrico











































  




Professoras : Lídia Afonso e Felisbina Pires



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4.º A - Circuito elétrico






















Professoras: Olímpia Melo e Fernanda Lameiras





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4.º A - Provar a existência do ar
























Professoras: Olímpia Melo e Fernanda Lameiras


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4.º C - Provar a existência do ar












Professoras: Prudência Rodrigues e Sandra Dias




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4.º C - Circuitos elétricos

















Professoras: Prudência Rodrigues e Sandra Dias



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4.º E - "Será que todos os materiais são bons condutores de corrente elétrica?"
















Professoras: Raquel Moreno e Goreti Eugénio



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4.º E - O ar







































Professoras: Raquel Moreno e Goreti Eugénio




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4.º D - Provar a existência do ar
(Aula assistida pela equipa da IGEC)





























Professoras: Felisbina Pires e Lídia Afonso




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4.º B - Circuitos elétricos


















Professoras: Manuela Gonçalves e Elisabete Lobo



















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