4ºC - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos
Professoras: Alice Portelada e Júlia Conde
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4ºC - Ciclo da água
Professoras: Júlia Conde e Alice Portelada
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4ºD - Vasos comunicantes
Professor: Bruno Gomes
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4ºC - Circuitos elétricos
Professora: Alice Portelada
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4ºB - Vasos comunicantes
Professora: Conceição Veloso
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4ºB - Dissolução
Professora: Conceição Veloso
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4ºB - Dilatação
Professora: Conceição Veloso
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4ºA - Vasos comunicantes
Professora: Leonor Valdemar
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4ºA - Dissolução
Professora: Leonor Valdemar
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4ºA - Ciclo da Água
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4ºB - Ciclo da Água
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4ºB - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos
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4ºA - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos
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4ºD - Flutuação
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4ºB - Flutuação
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4ºA - Flutuação
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4ºC - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança
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4ºB - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança
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4ºA - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança
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_____ 2022-2023 _____
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4ºB - Princípio dos vasos comunicantes
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4ºA - Como se comportam os materiais líquidos quanto à forma e ao volume
Professoras: Sandra Marranas e Júlia Conde
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4ºA - Como se comportam diferentes líquidos quando se juntam no mesmo recipiente?
Professoras: Sandra Marranas e Júlia Conde
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4ºA - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos
Professoras: Sandra Marranas e Júlia Conde
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4ºA - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança - A eletricidade circula
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4ºB -Será que os materiais se comportam da mesma maneira quando arrefecidos?
Professoras: Olímpia Melo e Natália Salsas
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4ºB - Será que os materiais líquidos se comportam como os materiais sólidos?
Professoras: Olímpia Melo e Natália Salsas
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4ºB - Os efeitos da temperatura sobre a água
Professoras: Olímpia Melo e Natália Salsas
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4ºB - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança
- A eletricidade circula
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4ºC - Materiais sólidos, líquidos e gasosos
Professoras: Lídia Afonso e Silvina Pinto
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4ºC - O efeito da temperatura sobre os materiais
Professoras: Lídia Afonso e Silvina Pinto
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4ºC - Parceria com o Centro de Ciência Viva de Bragança - Luz
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4ºB - Como se comportam líquidos quando se juntam num mesmo recipiente? A ordem da adição influenciará a flutuação?
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4ºB - Como distinguir materiais líquidos de materiais sólidos?
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4ºC - Como se comportam diferentes líquidos quando se juntam num mesmo recipiente?A ordem de adição influenciará a flutuação?
Há diversas situações onde se verifica o contacto de diferentes líquidos. É o caso dos derrames de petróleo no mar, ficando o petróleo derramado a flutuar na superfície da água salgada
Professoras: Lídia Afonso e Silvina Pinto
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4ºC - Como distinguir os materiais sólidos dos materiais líquidos
Material:
• Frascos de vidro transparentes etiquetados, contendo diferentes substâncias (azeite, leite, manteiga, álcool etílico, sal, mel…); conta-gotas; termómetro.
Professoras: Lídia Afonso e Silvina Pinto
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4ºD - Juntar diferentes líquidos
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4ºD - Distinguir materiais sólidos de materiais líquidos
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_____ 2020-2021 _____
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4ºD - Água
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Atividades com o Centro de Ciência Viva de Bragança, no âmbito da Medida
PROMOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS
Circuitos elétricos
4º A, B, C e D
Professoras: Celeste Nogueira/Natália Salsas; Elisa Guimarães/Paulo Martins; Agostinha Pires/Jacinta Monteiro; Elsa Santos
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4º A - Distinguir materiais sólidos de materiais líquidos
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4º A - Efeitos da temperatura sobre a água
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4º C - Juntar diferentes líquidos
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4º C - Será que os materiais se comportam da mesma forma quando aquecidos?
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4º B - Solidificação
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4º B - Evaporação
_____ 2020-2021 _____
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Experimento e Aprendo
Atividade do PAA dos 3º e 4º anos - 27 e 28 de fevereiro de 2020
Colaboração do Centro de Ciência Viva de Bragança
Projeto “Promoção das competências científicas e tecnológicas”
Dois dias de atividades formais e informais para ambos os anos, promovidas pelo CCVB e pelos professores titulares de turma;
cada professor de 3º e 4º ano preparou também uma experiência (do Programa do 1º C.E.B.) e foi trabalhada em todas as turmas desse ano.
Como atividade formal para todas as turmas de 4º ano, o CCVB preparou a experiência:
Eletricidade
4º A - Estados da água
Professoras: Goreti Dias e Silvina Pinto
4º B - Dilatação
Professoras: Margarida Rodrigues e Lurdes Falcão
4º C - A influência do ar e a propagação do som
Professoras: Arminda Cabeceiro e Felisbina Pires
4º C - Comportamentos dos materiais quando aquecidos ou arrefecidos
Professoras: Arminda Cabeceiro e Felisbina Pires
4º D - Distinguir materiais sólidos de líquidos
Professoras: Luz Torres e Susana Justo
4º E - Vasos Comunicantes
Professoras: Elisabete Lobo e Prudência Rodrigues
Como atividades informais para todas as turmas de 3º e 4º anos, o CCVB preparou as experiências:
Equilíbrio
Erro de visão
Foguetes explosivos
Insetos
Labirinto elétrico
Lupa
Robótica
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Apresentação dos materiais de um dos Laboratórios disponíveis para a medida
"Experimentar para aprender a aprender para experimentar"
Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros - Bloco A - 1º C.E.B.
Com a colaboração da equipa do
Projeto Piloto “Prevenir
para Melhorar Macedo de Cavaleiros”
Com a participação de todos os professores Titulares de Turma, Coordenadora de Departamento do 1º C.E.B. e professores com horário de coordenação de Escolas
4º C- Luz, sombras e imagens
Professora: Paula Trovisco
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4º B - Luz, sombras e imagens
Professora: Susana Justo
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4º C - Vasos comunicantes
Professoras: Silvina Pinto e Paula Tovisco
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4º B - Será que materiais diferentes se misturam do mesmo modo na água?
Professora: Susana Justo
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4º D - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos
Professora: Goreti Eugénio
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4º D - Luz, sombras e imagem
Professora: Goreti Eugénio
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4º B - Vasos comunicantes
Professora: Susana Justo
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4º D - Vasos comunicantes
Professora: Silvina Pinto
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4º C - Como distinguir materiais sólidos de líquidos
Professora: Paula Trovisco
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4º B - Como distinguir materiais sólidos de materiais líquidos
Professora: Susana Justo
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4º D - Flutuação
Professora: Goreti Eugénio
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4º B - Factores que influenciam o comportamento dos objetos na água
Professora: Susana Justo
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4º C - Dissolução
Professoras: Paula Trovisco e Gilberta Dias
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4º C - Solidificação
Professoras: Jacinta Monteiro e Paula Trovisco
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4º C - Será que todos os materiais se comportam da mesma forma quando aquecidos?
Professoras:Paula Trovisco e Jacinta Monteiro
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Professora: Susana Justo
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4º B - Estados da água
Professora: Susana Justo
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4º A - Será que todos os materiais se comportam da mesma maneira quando aquecidos?
Professoras: Gilberta Dias e Fernanda Lameiras
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Professora: Goreti Eugénio
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4º A - Identificar diferentes estados da água
Professoras: Gilberta Dias e Fernanda Lameiras
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4º D - Identificar diferentes estados da água
Professora: Goreti Eugénio
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DIA ABERTO DA FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA
22/01/2019
Circuito elétrico
Vulcão
Submarino
Ossos moles
Mensagem secreta
Pega monstros
Pigmentação da clorofila/cravos coloridos
Extração de DNA
Impressão digital
Observação de células
Observação de organismos
Ovos dentro de garrafa e ovos coloridos
Permeabilidade
Torre colorida
Tinta invisível
Sensibilidade da pele
Qual o ovo cozido?
O ovo dentro da garrafa
Imagens de: Bernardete Pedro, Goreti Eugénio e Sandra Vaz
2º Período 2018-2019
4.º A - Flutuação
Professora: Olímpia Melo e Fernanda Lameiras
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4.º E - Flutuação e vasos comunicantes
- Factores que influenciam o comportamento de um objeto na água;
- Vasos comunicantes.
Professoras: Goreti Eugénio, Júlia Conde e Raquel Moreno
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4.º A - Será que todos os materiais se comportam da mesma forma quando aquecidos?
Professoras: Fernanda Lameiras e Olímpia Melo
Professoras: Manuela Gonçalves e Elisabete Silva
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4.º A - A solidificação da água quando nela se dissolvem outras substâncias
- Quando se dissolve sal ou álcool em água, o tempo de congelação da mistura será igual, maior ou menor do que o da água?
- A temperatura influencia o estado físico dos materiais?
Professoras: Olímpia Melo e Fernanda Lameiras
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4.º B - Como distinguir os materiais sólidos dos líquidos
- Será que todos os materiais se comportam da mesma forma quando aquecidos?
Professoras: Manuela Gonçalves e Elisabete Silva
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4.º C - Como distinguir os materiais sólidos dos líquidos
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4.º D - Identificar materiais sólidos e materiais líquidos
Professoras: Felisbina Pires e Lídia Afonso
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4.º D - Como se comportam os materiais
Professoras: Olímpia Melo e Fernanda Lameiras
Professoras: Sandra Dias e Prudência Rodrigues
4.º D - Identificar materiais sólidos e materiais líquidos
Professoras: Felisbina Pires e Lídia Afonso
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4.º D - Como se comportam os materiais
Professoras : Lídia Afonso e Felisbina Pires
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4.º C - Como se comportam os materiais quando aquecidos
Professoras: Prudência Rodrigues e Sandra Dias
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4.º E -Identificar diferentes estados da água
- Explorar factores que influenciam o tempo de fusão do gelo
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4.º E - Luz, sombras e imagem
Professoras: Goreti Eugénio e Raquel Moreno
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4.º E - Dissolução
Professoras: Goreti Eugénio e Raquel Moreno
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4.º D - Vasos comunicantes
Professoras : Lídia Afonso e Felisbina Pires
4.º E -Identificar diferentes estados da água
- Explorar factores que influenciam o tempo de fusão do gelo
Professoras: Raquel Moreno e Goreti Eugénio
4.º E - Luz, sombras e imagem
Professoras: Goreti Eugénio e Raquel Moreno
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4.º E - Dissolução
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4.º D - Vasos comunicantes
Professoras : Lídia Afonso e Felisbina Pires
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4.º C - Vasos comunicantes
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4.º B - Vasos comunicantes
4.º C - Vasos comunicantes
Professoras: Sandra Dias e Prudência Rodrigues
4.º B - Vasos comunicantes
Professoras: Elisabete Lobo e Manuela Gonçalves
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Professoras : Lídia Afonso e Felisbina Pires
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4.º A - Provar a existência do ar
Professoras: Olímpia Melo e Fernanda Lameiras
4.º C - Provar a existência do ar
4.º C - Circuitos elétricos
4.º E - "Será que todos os materiais são bons condutores de corrente elétrica?"
4.º E - O ar
Professoras: Olímpia Melo e Fernanda Lameiras
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4.º C - Provar a existência do ar
Professoras: Prudência Rodrigues e Sandra Dias
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4.º C - Circuitos elétricos
Professoras: Prudência Rodrigues e Sandra Dias
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4.º E - "Será que todos os materiais são bons condutores de corrente elétrica?"
Professoras: Raquel Moreno e Goreti Eugénio
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4.º E - O ar
Professoras: Raquel Moreno e Goreti Eugénio
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